Português Suave

 

 

 

 

 

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Português Suave foi dos primeiras marcas de cigarros portuguesa, os cigarros começaram por ser sem filtro. O tabaco Português Suave surgiu em 1929, começou por ser produzido pela Tabaqueira, criado em 1929 por Alfredo da Silva. A marca foi muito popular nos anos 80 e 90 e dominou os hábitos dos fumadores  nacionais.

Foram os primeiros cigarros sem filtro aquando do seu lançamento, e foram também os últimos a sair de circulação em 2003 quando se passou a produzir apenas com filtro. Em 1980 apareceram os Long Size amarelos, e em 1999 existia a diferenciação entre a marca Vermelha e a marca Azul. Devido às marcas estrangeiras que começaram a dominar não só em Portugal mas também no mercado mundial a marca Português Suave foi perdendo a preferência do publico nacional.

A Tabaqueira comercializou essa marca até 1997, quando vendeu os direitos para a Philip Morris International. Os cigarros Português Suave foram sofrendo alterações que levaram a diferentes mudanças no logotipo, uma das maiores foi quando teve que mudar de nome para ficar só Português (2001), pois a palavra suave tal como light não podia estar associada a um produto tabágico.

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Mais tarde em 2011 o tabaco Português azul e vermelho passa a ser L&M, decisão da Philip Morris Internacional que a empresa justifica com a quebra na procura. Na noticia que podemos ler no público do dia 18/11/2011 escrita por Luís Villalobos podemos ler que “De acordo com fonte oficial da empresa, “a marca tem vindo a ser menos procurada pelos fumadores adultos portugueses em detrimento de outras, situação que tem vindo a acentuar-se ao longo dos anos”, depois de os Português terem atingido “o seu auge em 2005”. 

Assim, e de acordo com a mesma fonte, os Português azul e vermelho “vão integrar as marcas L&M Red e L&M Blue”. Este processo, que já está em curso, levou a Tabaqueira a produzir maços de transição de L&M, onde um papel de celofane avisa que o Português “passa a ser L&M”, numa estratégia de captação de consumidores para uma marca alternativa da Tabaqueira. ”

Quando olhamos para o logo desta marca conseguimos perceber a imagem das torres de Belém, inicialmente não consegui perceber porque uma marca de tabaco decide ter no seu logo um monumento, mas depois de começar a pesquisa tornou-se claro de imediato. Tal como podemos ler no site oficial da Philip Morris Internacional “Na sua origem, Português Suave baseou-se no estilo arquitectónico com o mesmo nome, que marcou os anos 30. Actualmente, encontra-se disponível no mercado nacional na versão Português Amarelo.”

O estilo Português Suave surgiu de uma corrente de arquitectos, no início do séc XX. Também conhecido como estilo Estado Novo procurava criar uma arquitectura “genuinamente portuguesa”. O resultado foi a criação de um estilo de arquitectura que introduziu novas técnicas de engenharia, tais como a utilização de estruturas em betão, que vieram revolucionar não só a maneira de construir mas também a forma de pensar as construções. O estilo era uma mistura de elementos estéticos exteriores retirados da arquitectura portuguesa dos séculos XVII e XVIII e das casas tradicionais das várias regiões de Portugal.

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Os cigarros Português Suave têm na imagem gráfica a Torre de Belém, suponho que seria para reforçar a ligação nacionalista da marca com os consumidores. O primeiro redesign que a marca sofreu foi quando alterou a letra utilizada no logotipo passando a usar apenas uma fonte serifada nas duas palavras que compõem o logo, deixando de aparecerem com corpos diferentes passam a estar em caixa alta as duas; a Torre de Belém passa a estar ligeiramente mais simplificada sem tanto pormenor e as linhas a sua volta deixam de ter tanto destaque pois são mais finas e como o maço já não é maço molde as letras ocupam apenas a parte da “tampa”. Todas estas alterações não cortaram demasiado com a identidade da marca, continuam presentes os elementos que criaram ligação com os consumidores. Neste primeiro redesign considero que correu bem a alteração a nível de lettering no entanto penso que a Torre de Belém e a forma discreta como esta entra no objecto faz a marca perder um pouco de identidade, o que se deveu maioritariamente ao abandono das linhas faziam parte da composição e que definiam a identidade dos cigarros Português Suave.

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Mais tarde a marca sofreu outra alteração na sua imagem devido a mudança de nome quando deixou a palavra “suave” que fazia parte do seu nome. O logo passa a ser composto apenas pela palavra Português e pela Torre de Belém que já nem aparece contornada e desaparecem as linhas verticais que faziam parte ainda da composição e que entravam a volta da torre. Isso possivelmente deve-se ao facto de a empresa procurar tornar a imagem da marca mais “limpa” o que lhe retirou alguma identidade pois alterou o estilo, tornando-se impessoal.

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About Iana Peiu

Graphic Designer, currently working in Paris. Graduated in Communication Design. Sensitive to the aesthetics around me, I love exploring graphics in all it forms.
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